Olá, estamos relatando mais uma Assembleia da Rede Estadual.
Podemos sentir que realmente o movimento está tomando corpo e força, é só comprar o numero de presente nas Assembleias. Ele tem aumentado sensivelmente. E não temos no plenário somente a “vanguarda“ como gosta de dizer Danilo.
Veja algumas fotos do plenário.
Os trabalhos tiveram inicio com o momento de saudação de representantes de categorias sócio-profissionais e de parlamentares do Psol presentes.
Os parlamentares, como sempre, discursam sobre seu apoio a causa dos trabalhadores da educação e de todo funcionalismo.
Após as saudações teve início os informes do conselho deliberativo. Em primeiro lugar declarou-se a adesão das escolas estaduais, nos municípios que compõe a rede estadual. Segundo o Conselho a adesão em média está por volta de 70% em todo o estado.
Outras informações foram dadas, além de denúncias.
Uma das denúncias feitas me parece séria e até caso de policia. O caso é que professores concursados quando vão assumir a matricula em São Gonçalo e Niterói são obrigados a fazer seus exames de saúde a vários quilômetros de distâncias, pasmem, VOLTA REDONDA. Isso é uma calamidade, um desrespeito ao cidadão.
Passamos as avaliações do movimento, neste ponto tivemos que decidir quantas pessoas iria falar e por quantos minutos. Foram feitas 3 propostas que assim mesa apresentou:
Proposta 1: 10 avaliações de 3 minutos cada;
Proposta 2: 10 avaliações de 2 minutos cada;
Proposta 3: 20 avaliações de 2 minutos cada;
A proposta vencedora foi a de nº 2, avalio que a massa não consegue mais suportar a “vanguarda” em seus discursos prolongados sem nenhum desdobramento ou ação efetiva. Assim a massa prefere discursos mais concisos.
Os dez profissionais de educação sorteados para fazerem suas avaliações iniciaram suas intervenções. A maioria deles apela para uma maior adesão dos profissionais ao movimento.
A terceira que discursa é que traz uma questão interessante e importante para o nosso movimento. Ela questiona a participação efetiva dos parlamentares em nosso movimento, perguntando: o que nós conquistamos através da ação dos parlamentares?
Outra intervenção com uma proposta interessante foi feita pelo sexto a discursar: Nenhum profissional de Educação deve aplicar o SAERJINHO.
Todos os profissionais de educação que falaram, como já disse, avaliaram o movimento como correto, justo e que está num crescendo em apoio e participação da categoria.
O companheiro Pitel ao fazer sua avaliação lembrou que em outros estados estão ocorrendo greve e movimento de pressão e cobrança aos governos eleitos. Por isso, segundo Pitel, precisamos fortalecer muito mais o nosso movimento.
Ao final das 10 intervenções passou-se a votação das propostas mais polemicas:
Proposta 1: Fim da Greve.
Proposta 2: Continuação da greve.
É claro que nem seria necessário afirmar quem venceu, evidentemente foi a proposta de continuação da greve.
Olha a foto para provar que a imensa maioria votou pela manutenção da GREVE:
Após esta importante votação foi feita debate e votação sobre o desdobramento do movimento e consequentemente seu calendário de mobilização. Veja a seguir:
21/06/2011
Panfletagens e atos em todo o estado e na capital.
22/06/2011
Vigília em frente à Seplag, a partir das 16h. Neste dia, o secretário Sergio Ruy irá receber uma comissão do sindicato e parlamentares.
22/06/2011
Carreata no Centro do Rio, com concentração na Cinelândia às 14h. Ainda na quarta-feira, a partir das 18h, os profissionais de educação realizam um ato-show na Praça XV, Centro do Rio, que terá o nome: “SOS Educação”.
26/06/2011
No domingo, dia 26, a educação estadual, bombeiros e diversas outras categorias de servidores realizam caminhada no Aterro do Flamengo, com concentração em frente ao Castelinho do Flamengo, às 10h (professores e funcionários vestirão preto).
28/06/2011
Os profissionais de educação vão realizar uma passeata da Candelária até o Fórum, a partir das 12h – a categoria pretende abraçar o TJ, representando a esperança que a Justiça reconheça a justeza da greve.
29/11/2011
A próxima assembleia será dia 29 (quarta), às 14h, também no Clube Municipal.
Mais fotos da assembleia:
Até a próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário